Cuidar dos vivos
Crise na Santa Casa de Rio Grande provoca medidas pesadas
Uma das propostas é a entrega da administração do cemitério, das capelas e até da funerária
Divulgação -
A Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande passa por momento financeiro delicado. A instituição acumula dividas, que - somadas - passam dos R$ 160 milhões. O Bispo emérito do município, Dom José Mario Stroeher, assumiu a direção da instituição no começo de maio e iniciou a luta para não fechar as portas. A Santa Casa busca ainda parcerias para melhorar a sua condição.
Para que a região não fique sem uma referência da assistência médica fortes medidas devem ser tomadas no próximos dias. Uma delas é a entrega da administração do cemitério, das capelas e até da funerária. O hospital procura outro administrador e investidor para o negócio.
De acordo com Dom José Mario, a ideia é fazer uma parceria por 20 anos. "A empresa fica responsável por dar todas as reformas e construções necessárias e nós recebemos 25% do lucro e mais uma quantia que será definida em contrato". Na próxima segunda-feira a diretoria deve se reunir para discutir as cláusulas de um possível negócio.
O cenário no complexo é tão complicado que somente o hospital psiquiátrico trabalha com um déficit de R$ 350 mil reais mensais. A folha de pagamento de junho foi paga nesta quinta-feira (13) após um empréstimo junto ao Banrisul. Ainda segundo Stroeher, o funcionamento das três emergências da instituição deve ser reavaliado. "A prefeitura vai ter que escolher qual vai ficar aberta. Não podemos ficar com todo esse déficit." Outra parceria já bem adiantada é com a Unimed. A empresa ficaria responsável por cuidar de todo o programa de imagem e tomografia da Santa Casa.
Mas se a maioria das notícias não são animadoras, pelo menos a direção está confiante nas decisões tomadas nos últimos meses. O complexo reabriu setores como Oncologia, Traumatologia, Cardiovascular e também a Maternidade.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário